XII Mostra Internacional de Folclore de Montemor-o-Novo: a multiculturalidade no centro do Alentejo

 Decorreu, entre os dias 7 e 11 de agosto de 2024, a 12.ª edição da MIF - Mostra Internacional de Folclore de Montemor-o-Novo, organizada pelo Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo. Uma vez mais, o evento reuniu grupos e formas culturais de diversas partes do mundo em Montemor-o-Novo, centrando efetivamente "O Mundo no Alentejo".

A MIF terminou com na Praça de Touros de Montemor-o-Novo, com a realização de duas grandes galas, nas noites de sábado, dia 10, e domingo, dia 11 - ambas com apresentação de Helena Rocha e Paulo Canas. Ao longo das duas noites, pisaram o palco cinco grupos, três deles internacionais: do México, o Grupo de Danza Folklorica Yolihuani; da Índia, o GURU - The Arts Hub; e da Polónia, a Mazurian Dance and Song Ensemble ELK. Na primeira gala, Portugal foi representado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, ao passo que nesta segunda gala, atuou o grupo organizador: o Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor. Nessa atuação, a última da 12.ª MIF, destaca-se o grande final, com todos os grupos em palco para cantar e aplaudir a nova versão, da autoria de Omiri, da tradicional moda 'Ó Chico, Ó Chico'.

Acontecendo de dois em dois anos, a MIF tem-se afirmado cada vez mais como um evento de grande importância para Montemor-o-Novo. O enriquecimento cultural e o convívio entre os muitos representantes de diferentes países fazem da Mostra um evento único no contexto regional.
O sucesso desta 12.ª edição da MIF é o reflexo do esforço e dedicação dos Fazendeiros e de todas as entidades envolvidas no evento. Também a população de Montemor-o-Novo e os seus visitantes cada vez mais abraçam a Mostra, que nesta edição levou muita gente até à Praça de Touros, para assistir a ambas as galas, sendo que as restantes iniciativas no seu âmbito também conquistaram o interesse do público.
Montemor-o-Novo já aguarda a próxima edição da Mostra Internacional de Folclore, que regressará em 2026, prometendo mais uma vez celebrar a diversidade cultural e o folclore das várias partes do globo, voltando a trazer o mundo até ao coração do Alentejo.​




Comentários