Palavra do nosso Arcebispo: Orações pelas Instituições e Localidades mais atingidas pela Covid-19

  Neste início de Ano Novo desejo a todos os diocesanos Saúde, Paz e Bem.

Chegando-me constantes mensagens e apelos das Comunidades mais atingidas pela Covid-19, lamentavelmente tão difundida entre nós, apelo a todas as Comunidades cristãs que incluam na sua Oração dos Fiéis, uma prece por todas as Comunidades mais atingidas neste momento, nomeadamente pelos agentes da saúde, socorro e por todas as Instituições que cuidam dos nossos irmãos mais idosos.

Saúdo e agradeço, em nome da Igreja, todo o empenhamento, competência e profissionalismo dos médicos, enfermeiras e enfermeiros, farmacêuticos, diversos técnicos de saúde, e capelães, nos difíceis momentos vividos nos Hospitais do Espírito Santo, em Évora, e de Santa Luzia, em Elvas.

Socorrendo-me das informações diretamente chegadas das Comunidades, garanto a minha oração por todos, lembrando neste momento as Instituições mais atingidas: Lar Nossa Senhora da Visitação, da Santa Casa da Misericórdia de Évora; Lar da Casinha (Évora); Lar Nossa Senhora das Candeias (Mourão); Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas; Lar Nossa Senhora da Saúde (Vendas Novas); Lar da Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos (Cabeção - Mora); Lar de Nossa Senhora da Purificação (Cabeção - Mora); Lar de Santa Isabel (Pavia); e Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cabrela (Montemor-o-Novo)*. Assim como as localidades de Vendinha, Terrugem e Samora Correia.

E ainda, de acordo com as lista divulgada pela Direção-Geral da Saúde, no dia 28 de dezembro de 2020, os Concelhos da Arquidiocese com Incidência cumulativa a 14 dias de 480 a 959,9 casos por 100 000 habitantes, nomeadamente: Elvas; Évora; Montemor-o-Novo, Vendas Novas; Viana do Alentejo. E os Concelhos da Arquidiocese com Incidência cumulativa a 14 dias acima de 960 casos por 100 000 habitantes, nomeadamente: Monforte; Mora; e Mourão.

Uno-me assim às referidas Instituições cuidadoras de Idosos, como Santas Casas da Misericórdia e Centros Sociais, assim como às referidas localidades.

2 de janeiro de 2021

+ Francisco José,
Arcebispo de Évora

*Atualizado a 3 de janeiro de 2020




Comentários