A Palavra ao nosso Arcebispo: Mensagem para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Campinho - Reguengos de Monsaraz

1- Ao acabar de tomar conhecimento de que no Centro Social e Paroquial Sagrado Coração de Jesus dessa Paróquia, viveis um momento de preocupação devido aos testes dados como positivos, ao vírus Covid 19, a duas dedicadas, competentes e muito estimadas funcionárias dessa benemérita instituição, venho pedir-te o especial favor de fazeres sentir a cada uma delas a minha especial proximidade na amizade e na oração, bem como a nossa gratidão pelo seu trabalho, vivido em espírito de Missão, entrega, competência e Amor aos Idosos. Para elas a certeza de uma inumerável retaguarda de Amizade em oração para que tudo venha a decorrer pelo melhor! Contem com a oração pessoal do vosso Bispo, por vós, pela vossa Família e Amigos, sempre preocupados convosco e agora, ainda mais. Por favor, coloquem-me entre eles, a vosso lado e convosco.
Obrigado pelo vosso Sim dado à causa da solidariedade, sobretudo em cada rosto amigo e cansado dos vossos amados idosos, que conheceis pelo nome, pelo olhar triste ou alegre, pelos calos das suas mãos e pelas histórias de suas vidas, talvez mil vezes escutadas com carinho por vós. Obrigado! Bem haja! Estou convosco!
2- Dirijo-me também a cada uma das 15 colaboradoras e aos 39 utentes das três valências dessa IPSS: Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Centro Dia (CD), para igualmente vos manifestar a minha Amizade e a minha presença ao vosso lado, para que de mãos dadas e com a coragem que nos vem da Fé vos animar a que vos mantenhais calmos, serenos, cooperantes e unidos, na certeza que com a ajuda de Deus e por intercessão de Nossa Senhora, vamos vencer esta provação e haveremos de celebrar a alegria da vitória, com o ganho de maior Fé e mais comprometida amizade entre todos os habitantes de Campinho.
Rezai e trabalhai juntos, com a amizade do vosso Pároco, e a Luz despontará no meio das preocupações que neste momento legitimamente vos invadem. Não percais a esperança de que a tormenta passará porque Jesus, no Seu coração de Bom Pastor, O vosso Padroeiro, vai convosco na vossa barca.
3- Concluo está mensagem lembrando o grande sinal que nos ofereceu o Santo Padre, o Papa Francisco, no passado dia 27 do corrente mês de Março, na Praça de S. Pedro, deserta, durante a Celebração da Palavra com Adoração ao Santíssimo Sacramento e Benção Urbi et Orbi, quando na sua catequese nos lembrou que “vamos todos no mesmo barco” e só nos salvamos juntos, se todos dermos as mãos. No dizer de Pio XII, ou nos salvamos em cacho, ou pereceremos em cacho. Por isso, é hora de todos rezarmos pelos nossos irmãos e irmãs, por toda a população de Campinho. Que as análises que vão continuar a ser feitas dêem resultados negativos e que todos os trabalhos de prevenção decorram com serena confiança e boa colaboração e compreensão de todos.
Que a nossa Arquidiocese se una em volta desta intenção, proposta pelo vosso Pastor Diocesano, a Paróquia de Campinho: Que o Senhor os encoraje e proteja! Que Nossa Senhora da Conceição, nossa celestial Padroeira, lhe mostre a presença do Seu sorriso de Mãe!
Unido ao vosso Pároco, ao vosso Diácono e a cada um de vós. A Bênção de Deus para todos, sem excepção!
Évora, 30 de Março de 2020
+ Francisco José, Arcebispo de Évora
Comentários