Campanha de tricô activista visita Montemor-o-Novo para alertar cidadãos para o perigo dos furos de gás e petróleo em Portugal

Exploração de gás em Alcobaça? Poços de petróleo na meca do surf algarvio? Sessão de esclarecimento para informar sobre o impacto negativo da prospecção e exploração de gás e petróleo em Portugal utiliza as agulhas e as lãs para despertar consciências.

É já esta semana que a Campanha Linha Vermelha visita pela primeira vez Montemor-o-Novo com um evento co-organizado com associações locais. Este projecto original de tricô e crochet quer alertar cidadãos para as alterações climáticas, e especialmente para a prospecção e exploração de petróleo e gás que irá acontecer no nosso país possivelmente já em 2019. Irão estar presentes em dois eventos, o primeiro já no dia 29 de Setembro no Mercado Municipal com tricô e crochê em público a partir das 10 da manhã. A segunda participação será no dia 1 de Outubro, em mais um ciclo de conversas da Cooperativa Minga, desta vez sobre Activismo e Cidadania.

A “Linha Vermelha” é uma campanha nacional que visa alertar para a exploração petrolífera e de gás (convencional e fracking) em Portugal. Existem cinco contratos assinados para exploração de hidrocarbonetos, três deles para prospecção de petróleo ao largo de Aljezur, e dois para gás na região centro, na área entre as Caldas da Rainha e Coimbra. O primeiro furo estava previsto para Aljezur mas encontra-se neste momento suspenso por uma providência cautelar interposta pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP). O primeiro furo de gás está planeado para 2019 em Aljubarrota, concelho de Alcobaça.

Os contratos foram feitos pelo Estado Português ao longo dos últimos 10 anos, sem consultar municípios, populações, e sem qualquer estudo de impacte ambiental. Não existem contrapartidas financeiras relevantes ou directas para as populações.

São já vários os impactes negativos conhecidos e estudados da exploração de petróleo e gás: derrames e contaminação dos oceanos e lençóis de água - tanto para consumo como para agricultura-, destruição de fauna e flora, aumento da frequência de sismos, entre outros.

A campanha “Linha Vermelha” está a decorrer desde início de 2017 e já tem cerca de 30 grupos de tricô espalhados por todo o país, parte destes em escolas e centros de dia, em cidades como o Porto, Bragança, Leiria, Lisboa, Faro e Aveiro. A campanha está a tentar bater o Guinness do mundo da maior linha vermelha do planeta e esperam, com a utilização desta metodologia mais leve e divertida, informar e mobilizar mais pessoas não só contra a exploração dos hidrocarbonetos em Portugal, mas também alertar para o fenómeno das alterações climáticas.

Este evento é organizado em parceria com a Cooperativa Integral Minga e a Rede Cidadania de Montemor-o-Novo.

Mais informação sobre os eventos:

Tricô em Público contra o furo de petróleo e gás em Portugal!
29 de Setembro - 10h
Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

https://www.facebook.com/events/472233906622249/


Conversa Activismo e Cidadania
1 de Outubro - 18h
Espaço Integral Minga, Montemor-o-Novo
Inserido no ciclo de Conversas da Cooperativa Minga

https://www.facebook.com/events/1355288341275397/

Comentários