Caminho de Santiago: Presidente da República percorreu os primeiros quilómetros da Via Nascente, inaugurada esta sexta-feira em Évora

Foto: Pedro Miguel Conceição/adefesa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve nesta sexta-feira, na Igreja do Salvador (Évora) na apresentação do novo percurso do «Caminho de Santiago», Via Portugal Nascente.
Com origem no Algarve (Tavira), este percurso passa pelo concelho de Estremoz, nomeadamente por Évora Monte, Estremoz e São Bento do Cortiço, seguindo posteriormente por Santo Amaro (Fronteira) até Trancoso.
Neste dia, após a cerimónia de apresentação, na Igreja do Salvador de Évora e da bênção dos peregrinos, na Sé de Évora, presidida por D. José Alves, um grupo de peregrinos transporta uma réplica do bordão de Santa Isabel (realizado pelo artesão Perfeito Neves de Estremoz) até Trancoso, ao longo das 19 etapas deste Caminho (390 km).
O bordão passa de mão em mão para representantes do local em que se encontra, prevendo-se que seja entregue em Trancoso a 20 de maio.

Marcelo Rebelo de Sousa caminhou como Peregrino


O Presidente da República quis caminhar como peregrino e desde a Catedral de Évora percorreu vários quilómetros até à periferia da cidade de Évora, transportando o bordão. 
Aos jornalistas durante a Peregrinação, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que este troço do caminho de Santiago (Évora-Trancoso) que a partir de hoje pode ser percorrido pelos peregrinos, "vale a pena fazê-lo". "São caminhos que recuperam a história, o passado, a tradição, a cultura e ao mesmo tempo projecta o conhecimento de Portugal interior, um daqueles 'portugais' de que se fala menos. Ainda por cima um caminho que põe em ligação o cristianismo, com o islamismo e com o judaísmo. Isto é Portugal no que tem de melhor, de ponte entre religiões, culturas e civilizações. Algumas vezes na vida não estivemos à altura desse desafio, muitas  vezes tivemos", concluiu o Presidente da República. 

Comentários